segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Um quilo de lixo por dia

Cada pessoa produz cerca de um quilo de lixo por dia e, em média, 30% pode ser reciclado. Por ano, cada pessoa produz cerca de 300 quilos de lixo.
A palavra lixo deriva do latim - lix que significa cinza. No dicionário, lixo é definido como sujeira, imundice, coisa ou coisas inúteis, velhas, sem valor. Na linguagem técnica, lixo é sinônimo de resíduos sólidos e é representado por materiais descartados pelas atividades humanas.
Com a Revolução Industrial e o consumo em larga escala, e a chegada da era dos descartáveis em que a maior parte dos produtos - de guardanapos de papel a computadores - são inutilizados e jogados fora, as áreas disponíveis para colocar o lixo se tornaram escassas.
Uma alternativa para gerar menos lixo é estar atento ao adquirir um produto preferindo uma embalagem reutilizável. Em algumas embalagens consta o símbolo da reciclabilidade, informando que se trata de uma embalagem que pode ser reciclada, embora não seja uma garantia de que será reciclada.

Uma embalagem ecológica é a que pode ser reutilizada, como eram as garrafas de vidro, usadas anos atrás, para refrigerantes; na Europa, aliás, as garrafas de vidro, reutilizáveis, estão voltando ao mercado sendo usadas para embalar leites e bebidas.
A Dinamarca proibiu em 1977 as embalagens descartáveis para bebidas não alcoólicas e, em 1981, para cerveja. Em Portugal, um decreto estabelece as normas para a gestão de embalagens e resíduos de embalagens, priorizando a prevenção de sua produção e o retorno de embalagens usadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário