terça-feira, 1 de setembro de 2009

Água em garrafa



Legal: a cidade de Bundanoon, na Austrália, é a primeira a proibir a comercialização de água em garrafa!
Infelizmente, o consumo de água em garrafa é o que mais cresce no mundo - aumentou 145% - e os lucros são fabulosos. O Brasil é o quarto mercado, atrás apenas dos EUA, México e China. A cada ano, 4 bilhões de garrafas PET vão para lixo no Brasil que recicla cerca de 50% das embalagens.
Acredite: para fazer uma garrafa gasta-se 6,7 vezes mais água do que a água que ela guarda!
Estudo feito numa universidade de Genebra provou que a única diferença entre a água de garrafa e a da torneira é que uma é fornecida pela garrafa e a outra pelo cano. Além disso, as concessionárias são obrigadas por lei a fornecer água apropriada para o consumo. E nas cidades com água encanada a qualidade da água em nada se difere na engarrafada.
Algumas águas vendidas em garrafa são realmente de fontes minerais, outras nem tanto, e ainda há as marcas ‘piratas’ que podem vir de fontes contaminadas.
Pense antes de comprar:
* Utilize o filtro
* Evite comprar garrafa de uso individual: use cantil ou garrafa para carregar a sua água
* Você mesmo pode fazer sua água tratada: basta deixar a água da torneira descoberta por 24 horas na geladeira que o cloro se evapora
* A água oferecida pelas concessionárias geralmente tem flúor, o que evita as cáries nas crianças

Segundo o site http://www.planetasustentavel.abril.com.br/
O QUE OS ECOLOGISTAS VÊEM DE ERRADO NA ÁGUA ENGARRAFADAUma pessoa que bebe em média 2 litros de água mineral por dia ao final de um ano terá consumido 1.460 garrafas de meio litro. A fabricação dessas garrafas provoca os seguintes danos ao meio ambiente:
- Despeja na atmosfera 200 gramas de partículas poluentes. Parece pouco, mas é o que um caminhão emite após rodar 2.000 quilômetros;- Emite 4,6 quilos de dióxido de carbono (CO2) e outros gases que provocam o aquecimento global. Uma árvore demora três meses para absorver essa quantidade de CO2;- Consome 505 quilowatts/hora de energia, o suficiente para deixar seis lâmpadas de 100 watts acesas ininterruptamente por trinta dias;- Se as 1.460 garrafas de meio litro consumidas por uma pessoa num ano fossem empilhadas, atingiriam 300 metros, a altura da Torre Eiffel;- Cada garrafa leva pelo menos 100 anos para se decompor. No Brasil, menos da metade de todas as garrafas PET é reciclada.
LEVE NO ESTÔMAGO PESADA NO BOLSOUma garrafa de água de meio litro custa 1 real. Esse valor é suficiente para encher a mesmagarrafa com água da torneira, quatro vezes ao dia, por um ano (tomando como base as tarifas da Sabesp, que fornece água ao estado de São Paulo).

Um comentário:

  1. comprei desse site http://www.mercadozets.com.br/ e gostei o site entrega rapido e com nota fiscal e garantiA

    tem berço eletronicos celulares tv notebook computador acessorios para carros brinquedos artigos infantis e muito mais

    ... tem mais de 2000 proutos
    ... ...
    CANTIL

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=cantil&IDCategoria=178

    CAMPING

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=178

    ResponderExcluir