sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Xixi no banho


Tem gente que deixa o xixi acumular no vaso sanitário, como faz a atriz Camerom Diaz que utiliza o banheiro várias vezes até dar a descarga; na Austrália há duas válvulas: uma para pouca água (para o xixi) e outra com mais água (para o coco). A intenção é só uma: economizar a água da descarga do banheiro.
Numa casa brasileira, os cerca de 200 litros diários são consumidos em: 27% para cozinhar e beber água, 25% higiene (banho, escovar os dentes), 12% lavagem de roupa; 3% outros (lavagem de carro) e finalmente 33% descarga de banheiro. Se existirem duas redes de água, reusando a ‘água cinzenta’ (águas resultantes de lavagens e banho) para a descarga do banheiro, pode-se economizar 1/3 de água.
A SOS Mata Atlântica (www.sosmatatlantica.org.br) recomenda que se faça xixi no banho, pois é possível economiza até 12 litros de água por dia. O ideal é fazer no início do banho: 95% do xixi é água, e os outros 5% são sal e uréia.
As descargas podem gastar de 10 a 30 litros de água. Instale descargas de baixo consumo: as caixas de descarga que gastam em média seis litros por descarga; as embutidas gastam bem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário