Metade da população do planeta, cerca de dois bilhões e meio - tem um celular e o tempo médio de uso é de dois nos: depois disso, o aparelho é descartado e um novo aparelho é comprado; é um dos mais graves problemas ambientais.
Considerando o peso médio de 130 gramas por celular, há o descarte de placas, circuitos, plásticos e bateria com substâncias tóxicas como PVC, além de metais pesados (chumbo, lítio e cromo). A Nokia, por exemplo, é uma das pioneiras em se preocupar com o impacto ambiental causado pelo descarte de aparelhos e hoje até 80% de um celular Nokia pode ser reciclado. Além disso, a empresa coleta aparelhos que iriam parar no lixo comum.
O celular deve ser descartado em lixo especial, em lojas que vendem o aparelho e lembre-se sempre de prolongar o máximo possível a vida útil de seu celular.
SMS - Prefira enviar uma mensagem, ao invés de ligar. Segundo o engenheiro elétrico Ricardo Dinato, da ONG Iniciativa Verde, o impacto ambiental de enviar um SMS é 30 vezes menor do que uma ligação de cinco minutos.
Além da energia consumida pela bateria, uma ligação celular aciona redes, antenas, bases, etc. 85% por cento do impacto de um celular está em sua fabricação, principalmente na energia para gerar sua bateria.
Quanto à emissão de gases causadores do efeito estufa, dois anos de uso de um celular seriam compensados pelo plantio de duas árvores.
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário