quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Um dia sem carne!



Desde que tive o privilégio de vir morar neste paraíso que é Garopaba, minha vida e meus hábitos foram se modificando. Nada radical, mas a carne não me apetece tanto. Lá de vez em quando, tudo bem...
Além disso, a carne de bovinos consome reservas enormes:
Para ‘produzir’ cada 450 g de carne de vaca são necessários três quilos de sementes e três mil litros de água! Vacas e animais para abate poluem muito: uma fazenda de porcos dos EUA produz mais fezes do que a cidade de Los Angeles. Nos EUA, os dejetos de animais são 130 vezes superiores aos dos humanos!

Um produtor pode alimentar 30 pessoas durante um ano com um hectare de terra se produzir vegetais, frutas e cereais. Se a mesma área for utilizada para produzir ovos, leite ou carne, o número cai para cinco a dez pessoas.
Paul MCartney e outras famosidades encabeçaram uma campanha no Reino Unido pela ‘segunda-feira sem carne’ou ‘um dia vegetariano’.
Banir a carne, mesmo que seja apenas uma vez por semana, reduz as emissões de gases e contribui para a diminuição do efeito estufa.
Pois afinal, o impacto no ambiente é grande: ingerir um quilo de carne de vaca equivale a viajar 250 km de carro.
Os animais ruminantes produzem gás metano, em forma de arroto ou gases - que polui 23 vezes mais que o CO2. Segundo a FAO - Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação - o setor pecuarista emite mais gases de efeito estufa - 18% que o setor dos transportes. O esterco gera óxido nitroso com potencial 296 vezes maior de aquecimento global que o CO2. Além disso, grandes extensões de terra, principalmente na América Latina, têm sido desmatadas para se transformarem em pastos.

Um comentário:

  1. Então Tata. Por um dia por semana podemos deixar de lado as picanhas, entrecots,filezinhos e outras cossitas más.
    Parabéns pelo blog.
    Esta é a Tata Pires.
    Um abraço
    Marila

    ResponderExcluir