Segundo o Relatório Mundial Sobre a Fome da ONU, estima-se que existam 854 milhões de pessoas subnutridas no mundo e um dos agravantes é o alto índice de desperdício de alimentos em todo o mundo.No Brasil, cerca de 40% da comida produzida acaba indo para o lixo, embora os famintos somem 14 milhões de brasileiros. A comida que acaba no lixo poderia alimentar cerca de dez milhões de brasileiros diariamente.
Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a maioria da população compra alimentos in natura, prepara a comida em casa e acaba jogando no lixo cerca de 60% do que compra. Resultado: mais da metade do lixo produzido no Brasil anualmente é composta por restos de alimentos.
Segundo o IBGE o brasileiro consome 35 quilos de alimento por ano e a média de desperdícios no Brasil está entre 30% e 40%. Nos Estados Unidos, o índice não chega a 10%. Em tempo: no Brasil, uma lei diz que a pena para quem "entregar matéria-prima ou mercadoria em condições impróprias para o consumo" é de dois a cinco anos de detenção, restringindo os donos de restaurantes, por exemplo, a doarem alimentos que sobram. No entanto, algumas ONGs revertem doações de restaurantes e supermercados, minimizando este alto índice de desperdício.
quarta-feira, 7 de outubro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário