quinta-feira, 11 de junho de 2009

seu quintal

Diz o sábio ditado oriental: se quer mudar o mundo comece pelo seu quintal.
A proposta deste blog é fazer com que cada um dos leitores possa, de alguma maneira, com mudança de hábitos, proteger nosso planeta.
É utopia imaginar que vamos deixar de consumir ou voltar há tempos atrás, quando os descartáveis não faziam parte de nossas vidas. A intenção é minimizar os impactos de consumo e passar adiante pequenas ações que podem fazer grande diferença pois, afinal, se quer mudar o mundo, comece pelo seu quintal.

Sacola plástica
O uso indiscriminado de sacolas plásticas, como acontece em todo o comércio, principalmente nos supermercados, é um hábito que deve ser evitado.
Em alguns países da Europa, por exemplo, as sacolas plásticas rareiam. Quem insistir em usá-las paga uma taxa, que pode chegar a 0,60 centavos por cada sacola. Quando um europeu vai às compras, geralmente leva uma sacola de algodão para carregar suas mercadorias. Com isso, protege o ambiente.
Inventado por Alexander Parkes em 1862, o plástico é feito de resina sintética, originada do petróleo, não é biodegradável e leva séculos para se decompor na natureza. No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que representa 9,7% de todo o lixo do país.
A legislação de vários países europeus tenta conter a produção e distribuição descontrolada de sacolas plásticas. Na Alemanha, por exemplo, desde 1991, uma lei exige que os mesmos distribuidores de sacolas plásticas - supermercados, etc. - recebam de volta as sacolas e reciclem após o uso; o custo foi repassado aos consumidores, que pagam 0,60 por cada uma. Na Irlanda também: desde 1997 eles pagam pelas sacolas e com isso, a consciência ecológica triplicou, pois os consumidores levam suas próprias sacolas na hora de comprar. Já na Grã-Bretanha, alguns comerciantes investem na distribuição de sacolas 100% biodegradáveis, que se decompõem em 18 meses, servindo de alimento para microorganismos da natureza.
Faça a sua parte. A natureza agradece.

2 comentários:

  1. É verdade, cada um fazendo sua parte o todo se beneficia!
    Faça como eu, doe a ociosidade de seu PC para a ciência do mundo. Seja mais uma na World Community Grid. Não sabe o que é? Vide no Varal!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. alo TATA

    o planeta agradece
    a todos nós
    que investimos
    tempo, conhecimentos
    estimulando
    seduzindo
    connciencias
    para que o mundo
    respire
    respire

    bem vindo
    "república verde"
    ao mundo
    dos blogueiros

    bjs

    RICARD garopaba BLAUTH

    ResponderExcluir