domingo, 21 de junho de 2009

Eu recebi por e-mail de um amigo, e achei bem interessante. Dizem que faz parte da astrologia celta. A titulo de curiosidade, veja de que arvore você caiu?

DE QUE ÁRVORE VOCÊ CAIU?

Busque o dia do seu aniversário e encontre a sua árvore...
23 de Dez até 01 de Jan - Árvore de Maçã
02 de Jan até 11 de Jan - Árvore de Abeto
12 de Jan até 24 de Jan - Árvore de Olmo
25 de Jan até 03 de Fev - Cipreste
04 de Fev até 08 de Fev - Álamo
09 de Fev até 18 de Fev - Cedro
19 de Fev até 28 de Fev - Pinheiro
01 de Mar até 10 de Mar - Salgueiro Chorão
11 de Mar até 20 de Mar - Árvore de Limas
21 de Mar - Carvalho
22 de Mar até 31 de Mar - Árvore de Avelã
01 de Abr até 10 de Abr - Árvore Rowan
11 de Abr até 20 de Abr - Árvore de Arce
21 de Abr até 30 de Abr - Nogueira
01 de Mai até 14 de Mai - Álamo
15 de Mai até 24 de Mai - Árvore de Castanhas
25 de Mai até 03 de Jun - Árvore de Cinzas
04 de Jun até 13 de Jun - Árvore Hornbeam
14 de Jun até 23 de Jun - Figueira
24 de Jun - Árvore de Abedul
25 de Jun até 04 de Jul - Árvore de Maçã
05 de Jul até 14 de Jul - Árvore de Abeto
15 de Jul até 25 de Jul - Árvore de Olmo
26 de Jul até 04 de Ago - Cipreste
05 de Ago até 13 de Ago - Alamo
14 de Ago até 23 de Ago - Cedro
24 de Ago até 02 de Set - Pinheiro
03 de Set até 12 de Set - Salgueiro Chorão
13 de Set até 22 de Set - Árvore de Limas
23 de Setembro -Oliveira
24 de Set até 03 de Out - Árvore de Avelã
04 de Out até 13 de Out - Árvore de Rowan
14 de Out até 23 de Out - Árvore de Arce
24 de Out até 11 de Nov - Nogueira
12 de Nov até 21 de Nov - Árvore de Castanhas
22 de Nov até 01 de Dez - Árvore de Cinzas
02 de Dez até 11 de Dez - Árvore Hornbeam
12 de Dez até 21 de Dez - Figueira
22 de Dezembro - Árvore de Faia
ARVORE DE ÁLAMO (A Incerteza) É uma pessoa com um alto sentido de estética, não é muito segura de si mesma, valente se for necessário, precisa estar em um ambiente agradável, é muito seletiva, às vezes solitária, muito alegre, de natureza artística, boa organizadora, tenta aprender através da filosofia, confiável em qualquer situação, assume as relações muito seriamente. ÁRVORE DE ABEDUL (A Inspiração) Uma pessoa vigorosa atrativa, elegante, amistosa, não é pretenciosa, é modesta, não gosta de excessos, se aborrece com coisas vulgares, ama a vida a natureza e a calma, não é muito apaixonada, cheia de imaginação, um pouco ambiciosa, acredita numa atmosfera de calma e satisfação.
ÁRVORE DE ABETO (O Mistério) É um pessoa de extraordinário bom gosto, dignidade, sofisticada, ama a beleza, temperamental, teimosa, tende para o egoísmo mas se preocupa com as pessoas que estão ao seu redor, é modesta, muito ambiciosa de muitos talentos, criativa, amante insatisfeita, de muitos amigos e inimigos, muito confiável.
ÁRVORE DE ARCE (A Mente Aberta) Uma pessoa fora do comum , cheia de imaginação e originalidade, tímida e reservada, ambiciosa, orgulhosa, segura de si mesma, com sede de novas experiências, algumas vezes nervosas, tem muitas complexidades, possui boa memória, aprende rapidamente, com uma vida amorosa complicada, gosta de impressionar. Deve buscar ter uma relação seria que encha sua vida, isso lhe fará feliz.
ÁRVORE DE AVELÃ (O Extraordinário) É uma pessoa encantadora, não pede nada, muito compreensiva, sabe como impressionar as pessoas, é uma pessoa segura, mente aberta, positivista, ativa na luta por causas sociais, popular, temperamental e amante caprichoso, sensual e excessivamente apaixonado, belo, sensível, honesto e companheiro tolerante, com um sentido de justiça muito preciso.
A OLIVEIRA (A Sabedoria) Ama o sol, de sentimentos quentes e ternos, razoável é uma pessoa equilibrada, evita agressão e a violência,tolerante, alegre, calma, tem um sentido desenvolvido para a justiça, sensível, empática, não conhece os ciúmes, lhe encanta a leitura e a companhia de pessoas sofisticadas.
A NOGUEIRA (A Paixão) Implacável, é uma pessoa estranha e cheia de contrastes, não é egoísta, agressiva quando precisa, amorosa, nobre, de horizontes amplos, de reações inesperadas, espontânea, de ambição sem limites, pouco flexível, é uma companhia pouco comum, nem sempre agrada mas é admirável, comum gênio estratégico, muito zelosa e apaixonada, não se compromete se não conhece.
A FIGUEIRA (A Sensibilidade) Muito forte, é uma pessoa pouco voluntariosa, independente, não permite as contradições ou discussões, ama a vida, sua família, as crianças e os animais, um pouco volátil socialmente, bom sentido do humor, tímida mas um pouco extrovertida. Gosta da ociosidade e da preguiça tem um talento pratico e inteligência. Pessoa muito sensual e atrativa ao sexo oposto. Grande elegância e porte.
ÁRVORE DE CASTANHAS (A Honestidade) De beleza incomum, não deseja impressionar, com um desenvolvido sentido de justiça, vigorosa é uma pessoa interessada, diplomática de nascimento, se irrita facilmente e é sensível com companhia, muitas vezes por insegurança em si mesma, as vezes atua com sentido de superioridade, se sente incompreendida, ama uma só vez, tem dificuldades para encontrar seu parceiro.
ÁRVORE DE CINZAS (A Ambição) É uma pessoa excepcionalmente atrativa, vigorosa , impulsiva, exigente, não se importa com as criticas, ambiciosa, inteligente, cheia de talentos, gosta de jogar com o destino, pode ser egoísta, muito confiável e digna de confiança, amante fiel e prudente, algumas vezes o cérebro controla o coração, mas assume suas relações muito seriamente.
ÁRVORE DE FAIA (A Criatividade) Tem bom gosto, se preocupa com as aparências, materialista, organiza bem sua vida e sua carreira, é uma pessoa econômica, bom líder, não toma riscos desnecessários, é razoável, esplendida companheira de vida, gosta de manter a linha (dieta, esportes, etc).
ÁRVORE HORNBEAM (O Bom Gosto) De uma beleza muito franca, se preocupa por sua aparência e sua condição econômica, de bom gosto, não é egoísta , vive de forma mais cômoda possível de maneira razoável e disciplinada, busca bondade e conhecimento em uma parceira emotiva, sonha com amantes incomum, aos poucos é feliz com seus sentimentos, desconfia da maioria das pessoas, nunca está segura de suas decisões, muito consciente.
ÁRVORE DE LIMAS (A Dúvida) Aceita o que a vida lhe dá de uma maneira muito complexa, odeia brigar, o estresse, e o trabalho, mas não gosta de preguiça e da ociosidade, é suave e sabe ceder, faz sacrifícios pelos amigos, tem muito talento, mas não o suficiente tenaz para explorá-los, se lamenta e se queixa um pouco, é uma pessoa muito zelosa e leal.
ÁRVORE DE MAÇÃ (O Amor) De contexto leviana, muito carismática, é uma pessoa chamativa e atrativa, de uma aura agradável, aventureira, sensível , sempre apaixonada, quer amar e ser amada, companheira fiel e terna, muito generosa, de talentos específicos, vive o dia a dia, filosofa despreocupada com imaginação. Totalmente distraída..
ARVORE DE OLMO ( A Mentalidade Nobre) Figura agradável, bom gosto em se vestir, de exigências modestas, tende a não esquecer os erros, alegre, gosta de mandar porém não obedece, é uma companhia honesta e fiel, gosta de tomar decisões pelos demais, de mentalidade nobre, generosa, com bom humor, prática.
ÁRVORE ROWAN (A Sensibilidade) Cheia de encantos, alegre, da sem expectativas de receber, gosta de chamar atenção, ama a vida, as emoções, não descansa, e inclusive gosta das complicações, é tanto dependente como independente, tem bom gosto, é uma pessoa artística, apaixonada, emocional, boa companhia, não esquece.
O CEDRO (A Confiança) De uma beleza estranha, sabe se adaptar, gosto do luxo, de boa saúde, não é uma pessoa tímida, não gosta de ver muitas pessoas, é segura de si, tem determinação, impaciente, gosta de impressionar os outros, tem muitos talentos, criativa, saudavelmente otimista, e vive na espera do único e verdadeiro amor, capaz de tomar decisões rapidamente.
O CIPRESTE (A Felicidade) Forte, adaptável, toma o que a vida tem para dar, é uma pessoa satisfeita, otimista, aspira dinheiro e reconhecimento, odeia a solidão, é uma companhia apaixonada e sempre insatisfeita, fiel, se altera facilmente, não é dócil, e desinteressada.
O PINHEIRO (O Particular) Encanta a companhia agradável, é uma pessoa muito robusta, sabe fazer sua vida algo confortável, muito ativa, natural, boa companhia mas nem sempre amistosa, se apaixona facilmente mas sua paixão se apaga em pouco tempo, se rende facilmente, se decepciona de todo até que encontra seu ideal, é de confiança e de caráter prático.
O ROBLE (A Valentia) É uma pessoa robusta da natureza, valente, forte, implacável, independente, sensível, não gosta de mudanças, mantém seus pés no chão e gosta de ação.
O SAUCE LLORÓN- SALGUEIRO CHORÃO (A Melancolia) Uma pessoa bela mas melancólica, atrativa, muito empática, ama as coisas belas e tem bom gosto, ama viajar, sonhadora sem descanso, caprichosa, honesta, pode ser influenciada mas é difícil para conviver, exigente, com boa intuição, sofre no amor mas as vezes encontra apoio em sua companhia. Algumas vezes gosta de mentir, é bastante amigável.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

A água nossa de cada dia

Segundo normas internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para Infância UNICEF - a quantidade mínima que o ser humano necessita de água por dia é de 20 litros. Americanos gastam por dia, em média 575 litros; europeus, entre 200 e 300 litros e brasileiros 180 litros. Na África, muitas vezes é necessário percorrer quilômetros para ter acesso a 10 litros de água por dia!
Saiba um pouco mais sobre o consumo:
Lavar louça - Manualmente gasta em média 240 litros de água em 15 minutos de água correndo continua. Lavadoras gastam 40 litros e as mais modernas, menos de 15 litros.
Máquinas de lavar - A de lavar roupa consome 135 litros de água; 15 minutos de torneira aberta no tanque gasta 300 litros.
Quem não tem máquina de lavar louca pode deixar água numa das cubas para deixar a louça de molho e lavar depois.
Banho - 15 minutos no chuveiro elétrico gasta 144 litros e uma ducha gasta 240 litros de água. Banheiras gastam 200 litros por banho.
Mangueira - Mangueiras para lavar carro ou calçadas gastam muito: 15 minutos consomem 370 litros. Optar pelo balde cai para 40 litros.
Molhar plantas com mangueira - 10 minutos consomem 180 litros de água. Prefira um regador.
Feche a torneira ao escovar os dentes, fazer barba, ao lavar a louça.
Vazamentos devem ser consertados: um pingo por segundo gasta 46 litros por dia.
Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Um buraco num cano (espessura de um palito de dentes) gasta 3200 litros por dia.
Torneiras com aerador (aquela peneira) diminuem a vazão da água e economizam. Indicadas para área de serviço, cozinha e banheiro.
Piscina - Uma piscina de tamanho médio perde 3785 litros de água por mês por evaporação. Uma cobertura pode reduzir a perda em 90%.
Descarga - Descarga com caixa acoplada gasta de 3 a 6 litros; direto gasta 10 litros, a cada descarga.
45% da água no Brasil é desperdiçada entre o tratamento e a chegada ao domicílio, por desperdícios, ligações clandestinas, vazamentos - esta quantidade seria capaz de fornecer água a 35 milhões de pessoas por um ano!

segunda-feira, 15 de junho de 2009

fraldas descartáveis
Estima-se que um bebê use 3600 fraldas até aprender ir ao banheiro. Jogadas em aterros sanitários, as fraldas levam 500 anos para se decompor. Se você puder alternar fralda descartável com as tradicionais, usadas antigamente...
Em 2010, o Reino Unido terá uma usina para reciclar fraldas e transformá-las em produtos que vão de telhas a capacetes.

sábado, 13 de junho de 2009

Seu lixo pode ferir
Certa vez entrevistei um técnico em medicina e segurança do trabalho da Vega - empresa responsável pelo recolhimento de lixo e limpeza da cidade onde morava, São Leopoldo. Naquela época, a empresa lançou uma campanha para prevenir acidentes de trabalho dos seus coletores, através do recolhimento seguro do lixo. Os lixeiros, que tem a nobre missão de recolher nosso lixo, são vítimas de acidentes, causando desde ferimentos leves a graves, em função do mau acondicionamento do lixo, como materiais cortantes e perfurantes. Para você ter uma idéia, um coletor, geralmente jovens entre 18 e 26 anos, percorre uma média de 40 quilômetros diários recolhendo o lixo, o que exige muita preparação física.
Primeiro: separe o lixo que facilita, sem dúvida, o trabalho dos separadores e coletores.
Algumas dicas da Vega para guardar o lixo que pode causar acidentes:
* lâmpadas, copos, louças e embalagens de vidro podem se tornar perigosos e com o manuseio podem se tornar armas cortantes; devem ser embrulhadas com bastante papel;
* entre os materiais perfurantes e pontiagudos estão os pregos, parafusos, arames, lascas de madeira e agulhas de seringas descartáveis; devem ser colocados em embalagens plásticas embrulhadas com bastante jornal;
* entorte pregos e parafusos expostos em pedaços de madeira;
* envolva os objetos que podem causar acidentes com bastante papel ou papelão. Mesmo que quebrem, estarão protegidos e oferecem segurança;
* tampas de latas são verdadeiras navalhas. Devem ser dobradas para dentro, protegendo a serrilha na própria lata.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

seu quintal

Diz o sábio ditado oriental: se quer mudar o mundo comece pelo seu quintal.
A proposta deste blog é fazer com que cada um dos leitores possa, de alguma maneira, com mudança de hábitos, proteger nosso planeta.
É utopia imaginar que vamos deixar de consumir ou voltar há tempos atrás, quando os descartáveis não faziam parte de nossas vidas. A intenção é minimizar os impactos de consumo e passar adiante pequenas ações que podem fazer grande diferença pois, afinal, se quer mudar o mundo, comece pelo seu quintal.

Sacola plástica
O uso indiscriminado de sacolas plásticas, como acontece em todo o comércio, principalmente nos supermercados, é um hábito que deve ser evitado.
Em alguns países da Europa, por exemplo, as sacolas plásticas rareiam. Quem insistir em usá-las paga uma taxa, que pode chegar a 0,60 centavos por cada sacola. Quando um europeu vai às compras, geralmente leva uma sacola de algodão para carregar suas mercadorias. Com isso, protege o ambiente.
Inventado por Alexander Parkes em 1862, o plástico é feito de resina sintética, originada do petróleo, não é biodegradável e leva séculos para se decompor na natureza. No Brasil são produzidas 210 mil toneladas anuais de plástico filme, que representa 9,7% de todo o lixo do país.
A legislação de vários países europeus tenta conter a produção e distribuição descontrolada de sacolas plásticas. Na Alemanha, por exemplo, desde 1991, uma lei exige que os mesmos distribuidores de sacolas plásticas - supermercados, etc. - recebam de volta as sacolas e reciclem após o uso; o custo foi repassado aos consumidores, que pagam 0,60 por cada uma. Na Irlanda também: desde 1997 eles pagam pelas sacolas e com isso, a consciência ecológica triplicou, pois os consumidores levam suas próprias sacolas na hora de comprar. Já na Grã-Bretanha, alguns comerciantes investem na distribuição de sacolas 100% biodegradáveis, que se decompõem em 18 meses, servindo de alimento para microorganismos da natureza.
Faça a sua parte. A natureza agradece.